domingo, 8 de agosto de 2010

Feliz Dia dos Pais

É justo que tenhamos todo o carinho e consideração com as mães, que são as âncoras do sucesso em família. Só não concordo muito quando brincamos fazendo referências pejorativas aos pais.

Sim, somente as mães têm a certeza de que são legítimas, como muita gente diz. Mas aos pais coube a missão de amar e educar sem sequer querer ter essa certeza que muitos alegam.

Independente de ser alguém que tenha contribuído geneticamente na concepção de um filho, pai é aquele que está sempre pronto para atender aos filhos, vibrar junto nas vitórias, emprestar o ombro nas derrotas. Ensinam o que sabem e quando não sabem, fingem saber e mandam os filhos procurarem a resposta para que cresçam independentes. No entanto, quando se vê sem eles, é o primeiro a se trancar e chorar pela falta.

Pai é estar ao lado, à frente, atrás, é apoiar ou não. Mas nem por isso é sinal de que ele deixou de amar um filho. Muito pelo contrário, os “nãos”, muitas vezes, são por excesso de amor.

Pai concorda com o que está correto, sim, mas nunca deixa de adicionar um pitaco. Porém, sempre o fará com os olhos marejados pelo orgulho que está sentindo ante o sucesso de seus filhos.

Um dos grandes exemplos que julgo ser o retrato fiel de um pai é aquela passagem bíblica, “Pegadas na Areia”. Ao caminhar lada a lado com os pais, quando diante das maiores dificuldades, os filhos olham para o chão e vêem somente duas pegadas, podem ter a certeza de que essas são dos pais, pois é ele quem os está carregando no colo.

Pai não é somente aquele que elogia o que está correto quando, pela impetuosidade da juventude, os filhos chamam isso de careta. È também aquele que pela experiência vivida, discorda e se opõe àquilo que, pela mesma impetuosidade, os filhos julgam estar correto.

Entre tantas outras possibilidades conferidas à figura do pai, podemos apenas fazer uso da palavra PAI e traduzi-la através do acrônimo:

Puro
Amor
Infinito

Feliz dia dos Pais a todos os pais, mães e filhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário